Educadora Joaquina Damião/O Bloguinho da Educação - "UM CHÃO COMUM…ARTE E EDUCAÇÃO" NO CCB 2022

 UM CHÃO COMUM…ARTE E EDUCAÇÃO NO CCB

    (Google Images 2022)


A Fábrica das Artes abre uma vez mais a sua temporada 2022/2023, com Festivais de Musica e Aventura para Públicos Jovens. Da programação diversificada de espetáculos, instalações e oficinas, destacamos a estreia do espetáculo ´´ Orchestrascope`` - uma Orquestra afinada pelo cinema, que se apresentará no Grande Auditório do CCB. Trata-se de uma viagem pela história dos primórdios do Cinema.

Coproduzido pelo CCB, pela ZONZO COMPAGNIE e pela Ópera de Rouen, o projeto reúne uma equipa Internacional que junta a composição original de Filipe Raposo, tocada por si, com a Jovem Orquestra Portuguesa, dirigida pelo maestro Pedro Carneiro, um vídeo designer, um designer de Luz e um performer que abrirá a cena para a participação do público neste extraordinário circo de imagem e som. Entre o conjunto de espetáculos da Programação da Fábrica das Artes que se irão apresentar ao longo da temporada, destacamos Sem Medo, uma coprodução com o Teatro Nacional São João, com encenação de Teresa Coutinho, a partir do Livro Simão sem medo, de Miguel Granja.

O Ciclo Musica – Cinema – Ação! Habitará o espaço da Fábrica das Artes entre Fevereiro e Julho de 2023. O peculiar crime do estranho sr. Jacinto, ocupa o núcleo deste Ciclo. Uma produção portuguesa realizada por Bruno Caetano a partir de um Conto de Manuel Ruas Moreira com musica de Filipe Raposo e narração de Sérgio Godinho, e que é um dos filmes portugueses mais apresentados um pouco por todo o Mundo, com a presença em mais de uma centena de festivais nacionais e internacionais, tendo já arrecadado cerca de três dúzias de prémios e distinções. O peculiar crime do estranho sr. Jacinto, será projetado em contínuo no seio da exposição do cenário, adereços e marionetas, e desdobrar-se-á num conjunto de Atividades: Visitas livres ou guiadas, oficinas e formações. Filipe Raposo percorre ainda este ciclo, assumindo o acompanhamento criativo de programação novos criadores das infâncias, abrindo deste modo a programação a jovens Artistas maioritariamente vindos do JAAZ convidando-os a criar a Banda Sonora para três Curtas-Metragens – Uma escolha tão diversificada, que vai do cinema de Animação da Lotte Reiniger, passando pela Célebre viagem á lua de Georges Méliés acabando com o humor genial de Buster Keaton.

Este ciclo integra a Bienal «ARTE E EDUCAÇÃO», promovida pelo PLANO NACIONAL DAS ARTES.





Fonte: Madalena Wallenstein (Programadora e Coordenadora da Fábrica das Artes.
Para mais informações consultar o site https://culturaportugal.gov.pt/ptsaber/2022/03




Educadora Joaquina Damião

AEBARREIRO

JI2 Tágides

2022



SAPO Blogs - Blogue RBE: Colaboração entre pares no digital 2023

Colaboração entre pares no digital RBE ...