Modelo Maju de Araújo, um orgulho na sua luta pela Inclusão 2022
(Foto: Instagram)
A realização de um sonho para a modelo Maju de Araújo, nascida no Rio de Janeiro (Brasil) é mais do que motivo de orgulho. Representa a luta contra o preconceito, a transposição de valores e, sobretudo, inclusão.
(Foto: Instagram)
A estrela
A jovem, que tem síndrome de Down, acreditou em si, vestiu-se de vontade e conquistou o mundo da moda, mas não sem antes passar por enormes dificuldades.
(Foto: Instagram)
Embaixadora
Hoje, aos 19 anos, Maju é a primeira embaixadora brasileira com síndrome de Down da marca L’Oréal. Ao lado de estrelas como Taís Araújo e Larissa Manoela, reforça o conceito de que a beleza está na pluralidade.
Ao longo dos anos, Maju, segundo ela mesma conta no seu perfil do Instagram, adoeceu várias vezes. Teve pneumonias graves e inclusive foi submetida a uma cirurgia no coração, aos 13 anos.
Aos 16 anos, entrou em coma, após contrair meningite bacteriana, mas, felizmente, recuperou-se. Maju tem dificuldade para falar, mas, ajudada por sua mãe e irmã, expressa-se com textos e vídeos nas redes sociais.
Sonho
A verdade é que a jovem sempre expressou seu desejo de ser modelo. Sua mãe, a "chef Adriana de Araújo", não hesitou em apoiar a filha e, juntas, foram em busca do que parecia impossível.
(Foto: Instagram)
Preconceito
No início, após sofrer com segregações e preconceitos, Maju sentiu-se diminuída. Em entrevista para o “El País”, sua mãe, Adriana de Araújo, contou: “Ela achava que o mundo da moda seria inacessível para ela”.
(Foto: Instagram)
Negativas
O percurso foi difícil e cheio de negativas por onde passavam. “Muitas vezes a gente ia às escolas e eles diziam que não restavam vagas”, explicou Adriana ao jornal espanhol.
Força
O esforço, inclusive financeiro, dos pais foi a força motriz para que finalmente Maju encontrasse sua oportunidade. A modelo conta no seu Instagram que chegou a trabalhar de graça e até pagar para desfilar.
(Foto: Instagram)
Hoje, isso não acontece mais, pois sua agenda é intensa. Além do trabalho nas passarelas, a modelo faz propaganda de produtos que vão desde alimentos a aplicativos para o celular.
(Foto: Instagram)
Em 2020, ela foi incluída na lista das 200 Personalidades Inspiradoras, realizada pelo SBT. No mesmo ano, desfilou 40 vezes na “Osasco Fashion Week!”
Estabilidade
Segundo Adriana de Araújo (a mãe), o trabalho da filha é importante para todos em casa. Na mesma entrevista ao jornal El País, revelou: “Maju trouxe a estabilidade financeira com seu trabalho para a nossa família.”
Maju foi descoberta em 2018 pelo grupo MGT, segundo ela mesma narra em seu site: «Assim que olharam para mim reconheceram meu potencial para trabalhar no mundo da moda e isso, claro, transformou a minha vida!»
(Foto: Instagram)
Representatividade
O papel de Maju de Araújo vai além do trabalho nas passarelas. Ela construiu uma representatividade dentro do universo das pessoas que tem Síndrome de Down.
Nas mensagens, não só é possível ver sua luta contra o preconceito e busca por um mundo mais igualitário, mas também um lado mais lúdico da modelo.
(Foto: Instagram)
(Foto: Instagram)
Assim como tantas pessoas da sua geração, Maju entrou na onda das ‘dancinhas’ da internet. Também protagoniza, ao lado de vários amigos, uma websérie.
(Foto: Instagram)
Maju já mostrou seu potencial em países como Portugal, Itália e França. Com tanta simpatia e alegria de viver, em breve, conquistará o resto do mundo.
(Fonte: © Showbizz Daily)
(By: Educadora Joaquina Damião 2022)
O Bloguinho da Educação
Educadora Joaquina Damião
2022