O Bloguinho da Educação - IX Bienal Internacional de ilustração para a infância, ILUSTRARTE 2021 (2022)

O Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco é novamente palco da Bienal Internacional de ilustração para a infância, ILUSTRARTE 2021.

Nesta 9ª edição foram convidados especialistas em ilustração de todo o mundo para nominators da bienal. Cada nominator nomeou 5 a 10 livros ilustrados e publicados nos últimos 2 anos (2018-2020). Do conjunto de todos os livros nomeados, um júri de 4 especialistas internacionais (ilustradores, designers, diretores de arte e editores) selecionou 50 autores para a exposição e catálogo e entre eles o vencedor do Grande Prémio Ilustrarte 2021 e as menções especiais.

O vencedor da edição deste ano foi o projeto Travel Book Seul, editado pela Louis Vuitton, da autoria da dupla Raphaël Urwiller e Mayumi Otero. O júri composto por Javier Zabala (espanhol, ilustrador), Francine Bouchet (suíça, editora), Anna Castagnoli (italiana, ilustradora, professora e blogger), Yuxing Li (sino-alemã, ilustradora, vencedora da Ilustrarte 2018), atribuiu ainda duas menções especiais a André Letria (Portugal) com o livro A Guerra (ed. Pato Lógico) e Anne Laval (França) com o livro Une belle Journée (ed. Rouergue).Tal como nas edições anteriores a Bienal tem um ilustrador convidado, o espanhol Javier Zabalda, na qual, parte da exposição, é dedicada aos seus trabalhos.

Imaginar, sentir e sobretudo viver as inúmeras experiências que esta mostra proporciona ao nosso público é mais do que motivo suficiente para convidar a vossa prestigiada instituição a participar nas atividades que desenvolvemos. Acima de tudo, trata-se de uma incrível viagem conduzida por histórias e imagens naquele que é o concurso de ilustração mais importante a nível nacional e um dos mais prestigiados e participados em termos internacionais.   Como já é hábito, além da visita orientada, o Serviço Educativo do CCCCB desenvolveu um novo atelier, a oficina “Fora da Caixa – A minha Técnica Mista”, um conjunto de atividades pluridisciplinares na aceção do processo assimilativo da sua criação artística, transversal a todas as idades.


 Com origem nas muitas histórias e imagens vivenciadas ao longo da visita, convidamos os diferentes grupos à elaboração de uma ilustração livre. Uma experiência criativa com recurso a diferentes materiais (Guache, Tinta da China, Canetas de Feltro, Pastel. Lápis de Cera, Carvão, Lápis de Cor, Recortes, Papel de Lustro, etc.), que pressupõe a utilização de duas ou mais técnicas. Uma atividade promotora ao nível da liberdade de formas, sentidos, cores e sobretudo de imaginação no processo criativo.

Estas, ocorrerão de 4ª a 6ª feira, mediante agendamento através dos nossos contactos. Os museus são espaços de reinvenção e de experimentalismo, impulsionadores de experiências únicas aos seus visitantes. Contamos surpreendê-lo a si e sobretudo aos mais novos, ao experienciarem a importância que este atelier poderá ter na construção de identidades, ou, como elemento introdutório à futura construção de algo novo. 

Contamos com a sua presença e esperamos surpreendê-lo com a programação que preparámos para todos.

Esperamos por si até 31 de maio, data do fim da exposição.



Autor: ILUSTRARTE

Fonte: ILUSTRARTE


O Bloguinho da Educação

Educadora Joaquina Damião

2022


SAPO Blogs - Blogue RBE: Colaboração entre pares no digital 2023

Colaboração entre pares no digital RBE ...