O Bloguinho da Educação/Educadora Joaquina Damião - "Não falo de mim" (inspirada em Guerra Junqueiro) 2021

 

Não falo de mim porque isso tornar-me-ia uma pessoa vaidosa e orgulhosa, atributos que só pertencem aos imbecis e aos génios…. Ora eu…francamente não pertenço a nenhuma dessas categorias. O triunfo, e o aplauso publico, não têm o dom de me embriagar. Não me estonteia o cérebro a vulgar monomania das grandezas literárias! Pelo contrário, escrevo com toda a coragem que tenho, ao ar livre, na praça publica, aquilo que defendo abertamente, sem muros que me vedem tendo como único intuito que tudo o que escrevo possa seguramente ser imortalizado num tão renovado infinito monumento literário! E, sim, só o critico dos críticos…o tempo; só ele poderá tornar o que escrevo infalível e insubordinável! E enquanto a critica, no uso dum legitimo direito, avalia livremente tudo o que escrevo, julgando os meus escritos ou optemos ou medíocres ou detestáveis, eu, em vez de me defender publicamente que tenho razão, fico-me pela sensatez de esquecer-me do que escrevi para me lembrar unicamente do que tenho para escrever novamente!... Cheio de luz ou cheio de sombra, alegre ou triste, que importa o dia de ontem? E já cadáver. Deixemo-lo em paz. Pensemos no dia que há-de vir, fitando o azul na direção da aurora. Só os viandantes exaustos é que se sentam de tarde á beira das estradas, medindo em silencio, melancolicamente o caminho percorrido. Não eu!...Não eu!...

 

Inspirada em Guerra Junqueiro

Educadora Joaquina Damião

2021




O Bloguinho da Educação

Educadpra Joaquina Damião

2021

SAPO Blogs - Blogue RBE: Colaboração entre pares no digital 2023

Colaboração entre pares no digital RBE ...